Rua Umuarama, 118, Galpão 22 - Pinhais - PR 41 3016-7181

Nobreaks e Grupos Geradores, comprar ou alugar?

Gostou? compartilhe!

Nobreaks e Grupos Geradores, comprar ou alugar?

NOBREAKS E GRUPOS GERADORES, COMPRAR OU ALUGAR?

Sabemos que todas as empresas, independente do tamanho, necessitam de energia elétrica para manter suas operações em funcionamento.

Algumas empresas suportam falhas no abastecimento de energia por alguns minutos mas outras não podem ter sequer uma “piscada” de energia.


A questão é que a dependência da energia elétrica está cada vez maior para manter as operações das empresas em funcionamento. Haja visto o crescimento na utilização de Grupos Geradores de Energia e Nobreaks.


No entanto, para a aquisição desses equipamentos é necessário um alto investimento que pesa no bolso do empresário. Por isso uma das modalidades que mais cresce é a locação de Grupos Geradores e Nobreaks.


Benefícios da Locação:

Vantagens Fiscais

Permite manter a liquidez e as linhas de crédito intactas;

Evita reduzir o custo do inventário no final da vida útil do equipamento

Prestações regulares com pagamentos mais fáceis de planejar

Gestão do Ciclo de vida dos equipamentos

“Zero” custo com contratos de SLA de Serviços


VANTAGENS FISCAIS:

As prestações são 100% dedutíveis como despesas operacionais e não estão sujeitas ao imposto de aquisição, juros e taxas de abertura de créditos.


PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS:

Existe uma velha regra de ouro que diz: “Comprar recursos apreciáveis e alugar recursos depreciáveis”. Ao invés de empatar capital em ativos de rápida depreciação, como é o caso dos Grupos Geradores e Nobreaks, utilize este capital diretamente no seu negócio onde o seu lucro é maior.


Ao pagar a despesa de locação em prestações mensais, as empresas mantém o capital circulante e linhas de crédito disponíveis para as atividades que produzem lucro.


Um outro benefício financeiro é o fato de a locação manter a dívida da empresa fora do balanço, melhorando desse modo os rácios financeiros da empresa.


EVITA REDUZIR O CUSTO DO INVENTÁRIO NO FINAL DA VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO:

Um ativo como o Nobreak por exemplo, normalmente é depreciado em 10 anos enquanto que a sua vida útil é de apenas 5 anos. Na marca dos 5 anos, o desencontro cria um conflito interno de contabilidade.


Nesta situação a empresa será forçada a continuar usando o equipamento velho para continuar a sua depreciação ou aceitar uma perda contabilística. Com a locação isso não acontece, pois a empresa poderá solicitar a troca e/ou atualização dos equipamentos sempre que findar a sua vida útil.


PRESTACÕES REGULARES COM PAGAMENTOS MAIS FÁCEIS DE PLANEJAR:

As prestações mensais da locação permanecem constantes de mês para mês. Os gestores das empresas preferem esta estabilidade e previsibilidade. Desta forma, adquirir equipamento novo apenas causa um pequeno incremento gradual na despesa mensal. Doutro modo a empresa teria que desembolsar desnecessariamente um elevado montante de dinheiro.


GESTÃO CICLO DE VIDA DOS EQUIPAMENTOS:

Enquanto o hardware vai se tornando mais barato, os outros custos “OPEX” associados à utilização deste vão aumentando. Os custos de aquisição de equipamentos representam apenas 20 a 25% dos custos totais de utilização dos equipamentos.


As empresas quando compram o equipamento, focam apenas no custo de aquisição, perdendo de vista o custo total do ciclo de vida do equipamento.


A locação pode fornecer economias de custo consideráveis e trazer outros benefícios ao longo do caminho. Exemplo disso são os serviços de manutenção e assistência técnica associados a locação dos Nobreaks e Grupos Geradores.


“ZERO” CUSTO DE MANUTENÇÕES COM CONTRATOS DE SLA DE SERVIÇOS:

O locador é responsável por manter os equipamentos alugados em perfeito estado de conservação e funcionamento e para garantir isso, todo equipamento alugado é acompanhado de um pacote de serviços:


Manutenções preventivas com periodicidades mensais, trimestrais ou semestrais, de acordo com a necessidade do equipamento e do contrato de locação

Manutenções corretivas com atendimento 7x24

Reposição de peças e baterias sem custos adicionais

SLA de atendimento no local de acordo com a necessidade do contrato

Equipamentos de back up para reposição quando necessário


COMO SABER SE A LOCAÇÃO É ADEQUADA PARA SUA EMPRESA?


Precisa adquirir ou renovar os seus Nobreaks e Grupos Geradores, mas não tem liquidez para fazê-lo de imediato?

A qualidade e a disponibilidade da energia é fundamental para o funcionamento do seu negócios mas existem outras prioridades de investimento?

Quer adquirir os equipamentos de uma só vez com a vantagem de ter um único pagamento mensa?

Pretende adquirir ou renovar os seus equipamentos de forma regular e periódica à medida que o negócio cresce ou se altera?

Gostaria de reduzir os custos de OPEX (Manutenção e operação) dos Nobreaks e Grupos Geradores todos os meses ?



Gostou? compartilhe!