Rua Umuarama, 118, Galpão 22 - Pinhais - PR 41 3016-7181

Energia Solar e o Inverno

Gostou? compartilhe!

Energia Solar e o Inverno

ENERGIA SOLAR E O INVERNO

O inverno é a estação mais fria do ano e se estende do final de junho até o de setembro no hemisfério sul.


Quando falamos em energia solar, um mito muito disseminado por aqueles que desconhecem o funcionamento da tecnologia fotovoltaica é que os sistemas não produzem energia nessa estação, ou que produzem muito pouca, inviabilizando a instalação de um sistema fotovoltaico.

 

Uma vez que painéis solares funcionam com a luz e não com o calor, não importa o frio que está lá fora. Na verdade os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frias do que em temperaturas quentes. Isso porque painéis solares, na sua maioria, são feitos de silício, um material semicondutor que perde eficiência com o calor.


Vale lembrar, que mesmo em dias nublados, os painéis solares produzem energia elétrica. Desde que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável.

 

Se existe uma perda de geração elétrica pelo sistema no inverno, essa se dá por conta da duração dos dias, que são menores, e da angulação do sol em relação à Terra, que faz com que a sua luz chegue de maneira mais amena a superfície terrestre no hemisfério em questão.

Porém, esses fatores são devidamente analisados e compensados pela equipe técnica na hora do dimensionamento do sistema.


Em relação a neve, que atinge de forma amena somente as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, esta também não apresenta problema, pois os painéis são fabricados com uma película antiaderente e são fixados em uma angulação que não permitem o acumulamento do gelo em cima dos módulos, não havendo perigo deste bloquear a luz do sol.



Gostou? compartilhe!

Fale Conosco
chamar no WhatsApp
Powercom Brasil www.powercombrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×