Rua Umuarama, 118, Galpão 22 - Pinhais - PR 41 3016-7181

Horário de Ponta x Gerador a Diesel: Redução de Custos

Gostou? compartilhe!

Horário de Ponta x Gerador a Diesel: Redução de Custos

HORÁRIO DE PONTA X GERADOR A DIESEL: REDUÇÃO DE CUSTOS

Entenda o horário de ponta e como um gerador de energia pode ajudar a reduzir seus custos.


Criado a partir da Lei nº 8631 e do Decreto nº 774, o horário de ponta – também conhecido como horário de pico - é o período do dia onde a demanda de energia para o consumo aumenta drasticamente, com a iluminação pública sendo acionada e muitas residências ligando luzes, TVs e outros aparelhos. Ao mesmo tempo o comércio e a indústria ainda estão ativos.


O acúmulo de demanda coloca em risco a infraestrutura de distribuição de energia, e para tentar induzir os usuários a conter o consumo foi criada uma tarifa mais alta para este período crítico.


Nesse período, é adotado um sistema de tarifas diferenciadas, que ocorre todos os dias úteis durante três horas consecutivas, sendo o horário de início desse período definido por cada concessionária de energia, entre 17h e 22h.


O horário de ponta normalmente varia de acordo com cada Estado, para saber qual o horário de ponta do seu estado consulte o site da sua concessionária de energia.


As indústrias e grandes comércios compõem o Grupo A e são chamados de consumidores de alta tensão, podendo contratar valores diferenciados de tarifas de acordo com o horário de utilização e época do ano. Dependendo da concessionária, a diferença no preço pago pela energia pode ser até 3 vezes maior no período de pico.


Quando existe um alto consumo de energia no horário de ponta, o investimento em um gerador a diesel passa a valer a pena do ponto de vista econômico. O custo por quilovatt-hora do Gerador a Diesel é mais baixo que o cobrado pela concessionária. Substituindo o fornecimento da energia da concessionária durante o horário de ponta pelo de um gerador, a redução de custo pode chegar a até 30%, isto já considerando o valor do diesel.


A Powercom Brasil oferece Grupos Geradores a Diesel em uma ampla gama de potência, atendendo as mais variadas aplicações, disponíveis para venda e locação.



Gostou? compartilhe!